Cachaça Santo Grau Ver maior

Cachaça Santo Grau

0002

Produto novo

Origem: Itirapuã/SP

Madeira: jequitibá e carvalho

Envelhecimento: não informado

Teor Alcoólico: 41%

Volume: 750ml

Mais informações

A marca Santo Grau foi criada em em 1992 a partir de uma seleção dos melhores pequenos e tradicionais engenhos e reúne os rótulos: SANTO GRAU ITIRAPUÃ, SANTO GRAU CORONEL XAVIER CHAVES, SANTO GRAU SÉCULO XVIII e SANTO GRAU PARATY.
Produzidas a partir de matéria-prima controlada, e da sabedoria e dos segredos passados de geração a geração nas três famílias responsáveis pelos diferentes engenhos, cada cachaça apresenta características próprias, típicas de sua região. Alguns procedimentos são comuns a todos os rótulos, como o corte manual da cana-de-açúcar, a moagem até 24 horas após o corte, a fermentação lenta e natural, a destilação cuidadosa, e o descanso da bebida.
O extremo controle em cada etapa resulta em cachaças de excepcional quali
dade, saborosas e com grande riqueza aromática. Todo esse processo requer paciência, além dos conhecimentos passados de geração a geração. Para a Santo Grau, a qualidade de uma bebida artesanal vai além dos fatores naturais e matérias-primas utilizadas, que variam de região para região.
O fator humano tem papel fundamental na interação com esses recursos naturais, e a experiência dos mais velhos, que traz o conhecimento da região, as melhores práticas ambientais e o respeito à natureza, vai refletir na qualidade da bebida. Por isso, a Santo Grau valoriza as diferentes regiões e as famílias que comandam esses engenhos há gerações.
Produzida na cidade de mesmo nome no único engenho do Estado de São Paulo ainda movido por roda d'água, a SANTO GRAU ITIRAPUÃ carrega em cada garrafa mais de 150 anos de história, sendo elaborada pelo engenho da Barra Grande há quatro gerações.
Esse engenho, construído em 1860, encontra-se hoje sob o comando de Maurílio Figueiredo Cristófani, que mantém essa tradição e controla todas as etapas da produção. Segundo ele, cada detalhe reflete no sabor da bebida, desde o cuidado com o corte da cana-de-açúcar, a moagem, o tempo de fermentação, até o corte da cachaça e o descanso da bebida.
No engenho, a sagra vai de agosto a dezembro, período em que o fermento utilizado atinge o seu auge.
A produção artesanal da SANTO GRAU ITIRAPUÃ inclui a fermentação natural a partir de leveduras locais cultivadas em uma mistura de fubá e farelo de arroz, produzidos no antigo moinho de pedra da propriedade. Após o processo de destilação, a bebida é armazenada em tonéis de jequitibá e de carvalho.
O resultado é uma cachaça de textura aveludada, saborosa, macia e ampla no paladar, com aromas complexo e toques suaves da madeira, que aporta ainda a cor suavemente amarelada.