Receitas

Bacalhau de Páscoa

Ingredientes

700 g de bacalhau
500g de batatas (descascadas e cortadas em rodelas)
3 Pimentões cortados em tiras (amarelo, vermelho e verde)
4 colheres de azeite de oliva
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
2 xícaras (chá) de maionese com limão

Modo de preparo

1. Inicie a receita dessalgando o bacalhau. Coloque o peixe em um recipiente, cubra com água e deixe de molho. Troque a água algumas vezes para remover o sal.

2. No dia seguinte, escorra bem o bacalhau, coloque-o em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar, por aproximadamente 15 minutos. Escorra o peixe e reserve a água do cozimento.

3. Assim que o bacalhau esfriar, remova as espinhas e corte em lascas.

4. Coloque as batatas em uma panela, juntamente com a água do cozimento do bacalhau. Leve ao fogo por 10 minutos, até elas ficarem molinhas.

5. Disponha as lascas de bacalhau em um refratário médio. Espalhe uma colher de sopa de azeite. Na hora da montagem, você pode alternar camadas de peixe, batatas cozidas e maionese com limão.

6. Cubra o peixe com tiras de pimentão, a fim de deixá-lo bem saboroso e colorido. Distribua as azeitonas e regue tudo com o restante do azeite.

7. Leve o bacalhau ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos. Quando os pimentões estiverem macios, é sinal de que a iguaria está pronta para servir.

8. Pronto! Agora é só cortar em pedaços e servir no almoço de páscoa com arroz branco.

             Lasanha de Bacalhau

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
2 colheres (chá) de pimenta dedo-de-moça sem semente
1 ½  xícara (chá) de cebola
500g de tomate maduro picado
500g de espinafre cozido picado grande
500g de mussarela fatiada
2l de leite integral
1,5 kg de massa para lasanha

Molho branco:

2l do leite do cozimento do bacalhau
200g de manteiga
100g de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de noz-moscada
Queijo ralado

Modo de Preparo:

Retire a pele do bacalhau e coloque-o de molho em água fria por dois dias. Troque a água no mínimo quatro vezes por dia. Cozinhe o bacalhau no leite por 20 minutos após levantar fervura. Escorra e reserve o leite, retire os espinhos e desfie todo o peixe. Peneire o leite e faça o molho branco a partir desse leite: derreta a manteiga, junte a farinha até formar uma pasta, acrescente o leite quente e mexa com um batedor. Cozinhe até encorpar. Aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta-dedo-de-moça. Junte a cebola e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau e refogue. Coloque o tomate, mexa bem e adicione o espinafre. Misture tudo e adicione 1/4 do molho branco. Mexa e verifique se é necessário acertar o sal. Reserve. Montagem Coloque uma xícara (chá) de molho branco no fundo da assadeira. Ponha uma camada de massa. Espalhe três xícaras de chá do recheio e polvilhe com a peneira uma colher de sopa de queijo ralado. Ponha uma camada de mussarela fatiada e outra camada de massa. Adicione três xícaras de chá de recheio. Polvilhe com queijo ralado. Repita o processo e cubra com 2 ½ xícaras de chá de molho branco. Decore com fatias de tomate e polvilhe uma colher de sopa de queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos.

Sugestão de vinhos:

Lídio Carraro Merlot Grande Vindima
Villagio Grando Sauvignon Blanc